Home Page > Dicas Veterin醨ias > Como construir um modelo de neg贸cio para o meu pet shop?

Como construir um modelo de neg贸cio para o meu pet shop?


Um modelo de negócio, ou Canvas, é um quadro que ajuda a visualizar, de forma completa, integrada e lúdica, a descrição de uma empresa. Em outras palavras, é um painel dividido em 9 blocos a serem preenchidos com os principais elementos e etapas que constituem um empreendimento — neste caso, um pet shop.


Os objetivos desse modelo são trazer uma lógica para a criação de um negócio e facilitar a leitura da sua entrega e da captura de valor. Esse instrumento antecede o plano de negócios, já que não é tão detalhado e foca na parte mais essencial, respondendo a 4 perguntas básicas: o que farei, para quem farei, como farei, quanto e como ganharei e gastarei?


Os 9 blocos são distribuídos para resolver essas 4 questões. Suas respostas são analisadas conjuntamente para saber se a concepção da sua empresa é consistente o suficiente para avançar para o planejamento estratégico e para que você consiga abrir o seu pet shop.


A seguir, abordaremos esses 9 pontos de um modelo Canvas e com alguns exemplos práticos para você entender melhor a sua aplicação em um pet shop. Dividiremos as etapas de acordo com as suas funções nas 4 perguntas. Confira!


1. O que farei?


Proposta de valor


Esse tópico deve ser preenchido com o valor do seu produto, isto é, os motivos que levariam as pessoas a comprarem sua oferta. Por exemplo: banho e tosa para deixar o cachorro mais limpo, bonito e cheiroso; produtos confortáveis e brinquedos para deixar o animal mais feliz, etc.


2. Para quem farei?


Segmento de clientes


Basicamente, é a definição do seu público-alvo, levando em conta a localização, o perfil e os interesses em comum. Exemplo resumido: pessoas que entendem a importância de cuidar bem dos seus animais de estimação e que vivem em um raio de 10km do pet shop.


Relacionamento com os clientes


Aqui, são escolhidos os meios usados para interagir e manter uma boa relação com o público. No caso de um pet shop, podem ser definidos um SAC via telefone, e-mailsms e redes sociais, e um suporte presencial com veterinários na própria loja ou nas casas dos clientes.


Canais


Nesse estágio, são estabelecidos os locais em que os seus produto e serviços podem chegar, como a venda direta pela loja física e pelo e-commerce (no caso de roupas e outros artigos para os animais), indicações de clientes, site e redes sociais.


3. Como farei?


Atividades chave


Essa talvez seja a etapa mais simples. Basta preencher com as linhas de produtos e serviços a serem vendidos no seu pet shop, como roupas, brinquedos, presentes, adereços, banho, tosa, vacinação, entre outros. Enfim, as ações de base para entregar sua proposta de valor.


Recursos principais


São as pessoas, estruturas e investimentos necessários para colocar sua proposta de valor e suas atividades em prática, como atendentes, veterinários, imóvel, equipamentossoftwares de gestão, computadores, capital de giro, etc.


Parcerias principais


Aqui, devem ser listados os parceiros comerciais que ajudarão a desenvolver sua proposta de valor, como o fornecedor do software de gestão, o provedor de internet, terceirização e serviços pontuais — como agências de marketing ou escritórios de contabilidade, por exemplo.


4. Quanto e como ganharei e gastarei?


Estrutura de custos


São definidos todos os custos envolvidos para manter o pet shop em atividade, como aluguel e manutenção do imóvel, salários, treinamentos, fornecedores, pró-labore, etc.


Fontes de receita


São os caminhos para a entrada de dinheiro no seu caixa, como em vendas diretas dos produtos e serviços do pet shop aos clientes.


O modelo de negócio é um instrumento que gera uma leitura sistêmica de todo o seu pet shop. Apesar de ter uma composição visualmente simples, ele funciona como um ponto de base ao gestor e serve para demonstrar a outras pessoas como o seu negócio opera. Portanto, é de extrema importância preencher cada um dos blocos e buscar uma conexão lógica entre eles para assegurar a viabilidade da sua empresa.



http://www.vetusweb.com.br/como construir um modelo de negocio para o meu pet shop/

O conte鷇o presente no texto acima responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conte鷇o animal acima! Ent鉶 compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de M鷖ica com temas Animais:

bulletA galinha pintadinha 3

bulletO galo cantou clara nunes

bulletPaga pau

bulletAranha hangover

bulletPunk da periferia



Dicas Veterin醨ias:

bulletLuxa莽ao/sub luxa莽ao interfalangica distal

bulletL谩grima 谩cida

bulletPit viper mordida intoxica莽茫o em c茫es

bulletEsparav o sseo em equinos

bulletComo evitar mordidas de c茫es ?



Ver todas as Dicas Veterin醨ias



Colunistas - Veterin醨ios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos M茅dica veterin谩ria CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br>

bullet Am茅rico F. Pelicioni, CRF: 29.670 >

bullet Antonio Roberto Bacila 茅 m茅dicoveterin谩rio, diretor t茅cnico e presidente da Organnact Sa煤de Animal.>

bullet M.V Helena Monkevic Casarin 19 993353793>

bullet Marina Milos http://www.geocities.com/RainForest/6327/pag2.htm>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO gato (dr seuss the cat in the hat)

bulletMadagascar i

bulletAracnofobia

bulletAir bud: world pup

bulletDoce p谩ssaro da juventude (sweet bird of youth)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA princesa e o sapo

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletNo meu peito n茫o cabem p谩ssaros

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTE贒OANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Cr閐itos